quinta-feira, 24 de março de 2011

Liceu de Ofícios Qualifica Trabalhadores

O prefeito Luciano Ducci e a presidente da FAS (Fundação de Ação Social), Marry Ducci, entregaram nesta quarta-feira, 23, os certificados de conclusão de cursos aos 400 formandos do Liceu de Ofícios.

"O Liceu de Ofícios ajuda a abrir uma nova perspectiva de vida aos formandos. Após os cursos eles podem abrir um negócio e gerar emprego e renda na cidade", disse Luciano Ducci.

"Essa é a primeira de muitas conquistas que vocês formandos terão. O curso vai ajudar a abrir portas no mercado de trabalho", disse Marry Ducci aos formandos.

O Programa, que atendeu 60.985 alunos em 2010, tem 27 unidades em Curitiba, duas unidades de qualificação e cinco conveniadas. No total são oferecidos gratuitamente 130 cursos nas nove regionais da cidade.


Gilgera, Marry Ducci (FAS) e o Prefeito Luciano Ducci durante entrega de certificados.

Vida nova - As vidas de Glaucy Martins Chaves e Karin Fernanda Chaves Martins mudaram após a conclusão do curso de cabeleireiro, que fizeram no Liceu de Ofícios da Regional Bairro Novo. Elas abriram um salão de beleza e hoje trabalham no próprio negócio e empregam outros funcionários.
Eberton Henrique Rocha se formou no curso de reparo de eletrodomésticos de linha branca. Após pegar o diploma de conclusão, ele também está empolgado com novas oportunidades. "O curso foi muito bom. É uma chance de crescer na vida e agora pretendo trabalhar na área. Aprendi muito no Liceu", contou Rocha, que fez as aulas na Regional Fazendinha.

Áreas - Os cursos dos liceus têm carga horária de curta e média duração. Eles são distribuídos em 14 áreas: administrativa, artes, comércio, construção civil, corte e costura e acessórios para vestuário, desenvolvimento de habilidades e competências, eletricidade, gastronomia industrial, informática, mobiliárias, moda e beleza, prestação de serviços, turismo e hotelaria.

Além dos formandos, alunos que ainda não concluíram os cursos participaram da solenidade. Para Fernando Nogueira, as aulas serão bastante úteis. "O liceu é uma grande oportunidade para atuar na área que gostamos. Vou aproveitar o conhecimento que estou aprendendo", afirmou.


Solenidade de entrega dos Certificados.

Trabalho - O programa atendeu no ano passado 60.985 alunos, em 3.262 turmas. Pesquisa feita com alunos dos liceus no fim de 2010, pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), mostrou que 75% dos entrevistados atribuíram ao programa a boa colocação no mercado de trabalho; 51% melhoraram a renda mensal após participar de cursos e 95% se mostraram satisfeitos com a qualidade do curso frequentado.


Formandos exibem seus certificados.

Fonte: Site da Prefeitura
Fotos: Maurilio Cheli/SMCS, Irene Roiko/FAS

quarta-feira, 16 de março de 2011

Chuvas no Paraná - Colaborem!!!

O litoral do Paraná está sofrendo muito com as chuvas dos últimos dias. Esta foi uma semana devastadora para algumas cidades do nosso litoral.

Os cidadãos das cidades localizadas na Serra do Mar e região litorânea do Paraná, estão sofrendo as consequências das enchentes e precisam da nossa ajuda!



No momento, são necessários alimentos não perecíveis, leite (preferencialmente em pó), colchões e, principalmente água mineral!

Faça sua doação! Caso não possa levar sua contribuição até um posto de coleta, avise-nos que iremos buscar! Não deixe de ajudar!

Verifique os locais para entrega de sua doação nesta matéria: http://migre.me/42rOr

Para coleta de sua doação, avise-nos pelos seguintes meios de contato:

E-mail: gilgera@hotmail.com

Twitter: www.twitter.com/gilgera

sexta-feira, 11 de março de 2011

Projeto 120 Dias - Linhas de Ônibus II

Dando continuidade ao meu Projeto de 120 dias utilizando o transporte público de Curitiba e Região Metropolitana, hoje tive mais algumas experiências que gostaria de relatar!

Presenciei a situação dramática à qual são submetidos os usuários de ônibus da Linha Verde (Sentido Pinheirinho / Maracanã). Por volta das 18:00, esperava o transporte coletivo da referida linha próximo à Rua Vitor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã. Fiquei aguardando na chuva, junto aos demais cidadãos, pois neste ponto não há estrutura adequada (ponto coberto, identificação, iluminação e segurança).

Além disso, constatei que a quantidade de ônibus é totalmente insuficiente, pois diversos coletivos passaram e não efetuaram as paradas no local simplesmente porque o ônibus estava completamente lotado, era impossível mais alguém embarcar.

Após "deixar passar" três ônibus, embarquei no quarto ônibus, que também estava lotado. Após algumas horas entre espera e deslocamento, cheguei ao Terminal do Maracanã, em Colombo, totalmente exausto!

terça-feira, 8 de março de 2011

Acompanhe o meu Blog!

Hoje o meu Blog está completando um mês!!! Agradeço a todos os amigos que estão acompanhando meus relatos e projetos contidos neste site!

Continuem me acompanhando, terei sempre muitas coisas interessantes por aqui!

Divulgue meu Blog em seu Twitter (basta copiar o texto abaixo):
Conheçam este Blog socialmente responsável! É o Blog do Gilgera! http://migre.me/43xi2


Faça parte dos seguidores deste Blog:
Ao acessar o Blog, você confere no menu superior do navegador, a opção "SEGUIR". É só clicar e escolher a opção que melhor se adequa a você! Você pode ser um dos seguidores do Blog do Gilgera através de seu Twitter ou Facebook!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Projeto 120 Dias - Linhas de Ônibus

Iniciei hoje o Projeto 120 dias, cujo objetivo é analisar a situação do transporte coletivo no município de Colombo em direção à Curitiba.

Durante 120 dias pegarei vários ônibus na região metropolitana para conhecer de perto a realidade das pessoas que precisam usar o transporte público, seja para trabalhar, estudar, ir ao médico ou levar seus filhos para creches e escolas.

Hoje o projeto se iniciou e sempre atualizaremos o blog com as minhas experiências e sugestões do que é possível e necessário melhorar no transporte coletivo!

De início, peguei a linha Planalto, sentido Terminal Maracanã. Confesso que foi meio assustador, pois o ônibus estava lotad0, quase sem condições de entrar no veículo. Depois de vencida esta primeira batalha, embarquei no Ligeirinho Colombo/CIC e, adivinhem? A mesma situação, como diz o ditado popular, "fiquei mais apertado que sardinha em lata"! Cheguei no Terminal do Cabral e peguei o biarticulado Santa Cândida/Capão Raso, o qual apresentava a mesma sitação... lotado, com mulheres, idosos e crianças espremidos dentro do veículo.

A experiência de hoje encerrou-se com meu desembarque na Estação Bento Viana.